Hoje o projeto Aflições Contemporâneas discutirá sobre “A clínica dos afetos” frente à COVID-19
Hoje, às 20 horas, o Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas de Saúde/Saúde Mental, promove mais uma live do projeto Aflições Contemporâneas que discutirá sobre “A clínica dos afetos” frente à COVID-19. Conceito criado e desenvolvido por nosso convidado, Prof. Túlio Franco (UFF).
Em busca da clinica dos afetos é um texto que recomendamos, pois, transforma-nos enquanto profissionais da área da saúde, nos melhora em nossa prática clínica e nos atravessa em meio à pandemia do Novo Coronavírus. Um texto que propõe reflexão sobre a clínica e o modo de ofertar cuidado, fala da relação com o outro e como a proximidade nas relações provocam afetações mútuas que podem produzir vida.
No trabalho e no cuidado em saúde precisamos olhar para além do que pode ser visto em uma simples observação, devemos nos lançar à intensidade do encontro, só assim perceberemos afetos, subjetividades, desejos que compõem o sujeito e as relações. É certo que cada pessoa sente os efeitos dos afetos de uma maneira, positiva ou negativa, dependendo da relação estabelecida, da intensidade e do desejo colocado em cada troca.
O desejo do profissional frente a uma pessoa que recebe seu cuidado pode produzir uma energia propulsora e criativa que ajuda a superar adoecimentos psíquicos. Nesse encontro de afetos o profissional também sente os efeitos dessa relação e aumenta sua capacidade de agir no mundo.
Que em nosso fazer cotidiano não nos esqueçamos da intensidade dos afetos e das relações. São esses encontros de vida que nos ajudarão a superar as aflições desse momento frente à COVID-19 de maneira menos sofrida.
Aguardamos vocês em nossa live hoje às 20h para discutirmos sobre esse tema tão impactante.
Acesse a live no nosso Instagram @gppsusf.
Aguardamos vocês.