Semana da Luta Antimanicomial

17/05/2020 20:21

Você sabia que no dia 18 de maio é comemorado o dia Nacional da Luta Antimanicomial?

A data faz referência ao manifesto realizado na cidade de Bauru, em 1987, no estado de São Paulo, onde reuniram-se diversos trabalhadores da área de Saúde Mental, cujo objetivo era denunciar as situações de abuso e violação dos direitos humanos sofridas pelos usuários dentro dos manicômios. Este movimento teve início no Brasil em 1987, com o lema: “Por uma sociedade sem Manicômios”. Um marco importante foi a “I Conferência Nacional de Saúde Mental”, ligada ao movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil, cujo lema estabelece o eixo central da reforma. Reivindicando o fim deste tipo de tratamento e a instalação de serviços alternativos, marcando o inicio da busca dos indivíduos em sofrimento ou adoecimento mental pelo direito à liberdade, à dignidade, à inclusão social com equidade e ao tratamento humanizado. 

O Movimento de Luta Antimanicomial questiona o modelo assistencial pautado no tratamento centrado em hospitais psiquiátricos e na violação dos direitos das pessoas com transtorno mental. Este dia de luta busca combater a ideia de isolar a pessoa com sofrimento psíquico e a prática de cuidado estigmatizante, baseada em preconceitos, que cercam a doença.

Há mais de 30 anos de Luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais e apoiando esta luta, o GPPS – Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas em Saúde/ Saúde Mental (UFSC), irá promover uma discussão acerca das mudanças e dos desafios impostos pela “nova” política de Saúde Mental. São muitos os enfrentamentos vividos pelos usuários e profissionais que atuam na área da Saúde Mental. O que muda com a instituição da nova política? Essas e outras questões serão debatidas em nossa live.

Nessa terça-feira, dia 19 de Maio, às 19 horas estaremos juntos para fortalecer esta luta. Participe conosco através da nossa live: “Promovendo o desencanto: a ‘nova’ política de saúde mental”. Contando com a participação da Profª. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos (UNICAMP), do Prof. Dr. Mauricio Roberto Campelo de Macedo (UFRN) e do Prof. Ph.D. Walter  Ferreira de Oliveira (UFSC).   

Contamos com o apoio da ABRE- Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia. Convidamos você para refletir conosco sobre esse importante movimento político-social na nossa live.

 

 

PORTARIA Nº 3.588/ 2017

PORTARIA Nº 3.088/2011

Live: Promovendo o desencanto: a “nova” política de saúde mental.

 Terça-feira 19/05 às 19 horas

O acesso é via plataforma ZOOM.

O link será disponibilizado na bio do instagram.