Live no Zoom: Sofrimento Psíquico

17/05/2020 22:01

Florianópolis, 17 de maio de 2020

Você sabia que o sofrimento psíquico pode afetar qualquer pessoa?

 

Falar de sofrimento psíquico, é falar da complexidade de qualquer ser humano, não sendo exclusivamente uma característica de quem sofre ou tem algum transtorno mental.

É importantíssimo desmistificar os estigmas acerca das pessoas em sofrimento psíquico. A ideia de sofrimento psíquico sempre foi associada a imagem do “louco” e da “loucura” de maneira pejorativa. E, os manicômios tiveram um papel fundamental para o reforço desse estigma, podendo ser entendidos como emblemas das relações de violência, segregação, massificação e discriminação social.

O sofrimento psíquico está associado a um contexto multifatorial e expressa a relação do sujeito com o meio em que vive, através de suas formas de agir, sentir e sofrer. É um tipo de sofrimento que interpela sua “interioridade”, intimidade e subjetividade. Portanto, qualquer pessoa, em qualquer momento pode ser acometido por essa condição de sofrimento, tenha transtorno ou não. E uma das Lutas do Movimento Antimanicomial, é que pessoas que estejam passando por sofrimento psíquico recebam tratamento adequado e humanizado e não sejam mais segregadas da sociedade.

“Pelo cuidado em liberdade”.

Vamos juntas, pensar a respeito deste assunto em nossa live: Promovendo o desencanto: a “nova” política de saúde mental, no dia 19/05 às 19 horas, no Zoom. O link estará na bio do Instagram (clique aqui).