ABRASME recebe prêmio sobre boas práticas e inclusão social em Saúde Mental
A Abrasme, parceira do GPPS em vários eventos, recebeu na Câmara dos Deputados, em 30/10/2019, o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão Social em Saúde Mental. Além da Abrasme receberam o prêmio: Alírio Torres Dantas Júnior, Clínica Escola Mundo Autista, Francisco de Paula de Negreiros Sayão Lobato Filho e Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente. Aproveitamos o ensejo para lembrar a trajetória de boas práticas que levou a Abrasme a conquistar este valioso prêmio.
BOAS PRÁTICAS DA ABRASME
A Abrasme promove regularmente eventos nacionais que têm influenciado diretamente o contexto da saúde mental e atenção psicossocial no Brasil. Alguns dos eventos mais importantes, bem como algumas participações em Conselhos Nacionais.
2006 – Carta de Florianópolis, do VI Encontro Catarinense e I Congresso Sulbrasileiro de Saúde Mental, conclama a fundação da Abrasme.
2007 – Fundação da Abrasme, no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Salvador. Ata assinada por mais de 200 fundadores. Diretoria e Conselho Deliberativo formados por acadêmicos, profissionais, usuários e familiares, tradição que se mantém até os dias atuais.
2008 – I Congresso Brasileiro de Saúde Mental, em Florianópolis, em parceria com a UFSC, presidido por Walter Oliveira.
2009 – Em parceria com a UFSC, é lançada a revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ainda hoje a única revista regular da área.
2010 – II Congresso Brasileiro de Saúde Mental, parceria com UERJ, presidido por Paulo Amarante.
2011 – I Fórum Nacional de Direitos Humanos e Saúde Mental, parceria com UERJ, presidido por Paulo Amarante.Lançado o livreto “Teses da Abrasme” onde diversos autores trazem reflexões sobre temas importantes da área da saúde mental e da atenção psicossocial.
2012 – III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, em Fortaleza, presidido pela Profa. Maria Salete Bessa Jorge, da UECE.
2013 – II Fórum Nacional de Direitos Humanos e Saúde Mental, em São Paulo, parceria com Unitalo, liderança de Fábio Belloni.
2014 – IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental, em Manaus, parceria com Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, presidido por Gibson dos Santos.
2015 – III Fórum Nacional de Direitos Humanos e Saúde Mental, em Natal, presidido pela Profa. Anna Luiza Castro Gomes, da UFRN.
2016 – V Congresso Brasileiro de Saúde Mental, em São Paulo, parcria com a UNIP.
2017– IV Fórum Nacional de Direitos Humanos e Saúde Mental, em Florianópolis, parceria com a UFSC, presidido por Walter Oliveira.
-
- I Encuentro Latinoamericano de Derechos Humanos y Salud Mental, em Florianópolis, durante o IV CBSM, presidido por Paulo Amarante.
- Abrasme passa a ocupar cadeira em três comissões do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).
- Presidente da Abrasme (Walter Oliveira) é indicado para representar a Abrasco na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde.
2018
Maio – Eleição e posse da atual diretoria da Abrasme.
Setembro – VI Congresso Brasileiro de Saúde Mental, em Brasília, parceria com Unisol, presidido por Ricardo Lins.
-
- Vice-presidente da Abrasme (Léo Pinho) assume a presidência do CNDH.
- Abrasme passa a ocupar cadeira no pleno do CNDH.
2019 – V Fórum Nacional de Direitos Humanos e Saúde Mental, em Salvador, presidido por Ana Pitta.
ISTO NÃO É TUDO
Acima listamos eventos de importância crucial para a saúde mental e o SUS, mas além disso, em termos de boas práticas e inclusão, há muito mais. . A Abrasme, desde sua fundação, tem tido atuação fundamental em praticamente todos os estados da União, participando de Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde e de outros setores, oferecendo consultorias, capacitações cursos, palestras, editando livros, trabalhando em parceria com entidades da Economia Solidária, liderando e participando de movimentos sociais, emitindo pareceres, manifestos e atuando em todas as frentes em defesa de uma saúde mental de qualidade para o povo brasileiro. Graças a este incansável trabalho, desde 2007 a instituição não só tem este reconhecimento, mas é, hoje, protagonista social e indispensável no cenário da saúde e da atenção psicossocial no Brasil.